quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Santa Catarina | Outubro recheado de festas

Outubro é recheado de festas tradicionais que movimentam o turismo em Santa Catarina. E é nessa época que milhares de turistas visitam o estado catarinense em busca de diversão. Oktoberfest, Fenarreco, Marejada, Schützenfest, Festa do Imigrante, Oberlandfest e Tirolerfest são algumas opções para quem pretende cair na estrada - e na folia - este mês. Blumenau é um dos lugares mais procurados por causa da Oktoberfest, festa tradicionalmente alemã, com muito chopp, comida típica e música. E há, em Tubarão, quem foi, gostou e quer repetir a dose. É o caso de Michel Michels Nizo, de 19 anos. “Fui ano passado e achei totalmente diferente do que estava acostumado a ver na TV. Tem muita gente, parece carnaval fora de época, e mostra bem a cultura alemã”, conta Michel.


Ele relata que amigos de fora vêm para Santa Catarina prestigiar o evento. “Tenho amigos de outros estados do Brasil que vêm em outubro para participar das festas. Eles ficam encantados pela cultura alemã, comida típica, competições, chopp em metro. Não estão acostumados com esse tipo de evento nos estados em que vivem”, diz Michel, referindo-se aos amigos que moram na Bahia, São Paulo e Rio Grande do Norte.
Este ano, o jovem vai para a Oktoberfest em excursão com os amigos, a qual está organizando. “Vamos num dia e voltamos no outro. É cansativo, mas vale a pena. Ainda pretendo ficar mais tempo. Quero ir para aproveitar bem e conseguir descansar. Em excursão bate-volta a gente praticamente não descansa”, acrescenta.

Oktober
► A Oktoberfest de Blumenau é a segunda maior festa da cerveja do mundo. Só perde para a de Munique, na Alemanha, na qual foi inspirada. A festa nacional dura mais de duas semanas com mais de 450 horas de música e recebendo milhares de pessoas.
►Dezenas de bandas típicas, algumas vindas especialmente da Alemanha, animam os “oktoberfesteiros” na Vila Germânica (Parque da Oktoberfest). Milhares de litros de chope são consumidos por gente de todo o Brasil e de outros países, em clima de grande alegria e confraternização.

Turistas podem aproveitar "Circuito de Festas"
Santa Catarina transforma-se, este mês, no melhor e mais animado destino turístico do país. Em diferentes cidades do Estado acontecem dezenas de festas típicas de grande e médio porte, que chegam a reunir mais de dois milhões de pessoas. São as chamadas “Oktoberfestas”, onde a dança, a música, a comida típica e o chopp resgatam as tradições herdadas dos imigrantes alemães, italianos, portugueses, açorianos, austríacos, entre outras etnias.
Tudo começou com a Oktoberfest de Blumenau, cidade fundada em 1850 no Vale do Rio Itajaí-Açú, com o propósito de levantar o ânimo de seus moradores abalados por duas grandes enchentes em 1983 e 1984. Depois de três edições, a festa estava consolidada e, a partir de 1987, ganhou a simpatia nacional, passando a receber, em média, 750 mil visitantes a cada edição. O sucesso foi o ponto de partida para a criação de outros eventos do gênero em cidades próximas, que pela sua organização e interesse despertado na população local e nos turistas, permitiram consolidar um verdadeiro “Circuito de Festas” no Estado catarinense.


Não é difícil fazer todo o circuito. Em uma semana é possível visitar boa parte das festas, principalmente porque as distâncias entre as cidades sedes são pequenas, oscilando entre no máximo 170km e, no mínimo, 35km de via rodoviária, entre as que se situam próximas do litoral.
É o caso de Blumenau, sede da Oktoberfest; de Brusque, com a Fenarreco; de Itajaí, com a Marejada; de Jaraguá do Sul, com a Schützenfest, e a Festa do Imigrante de Timbó. Mais para o interior acontece a Tirolerfest, em Treze Tílias, e no norte do Estado a Oberlandfest, em Rio Negrinho. A Oktoberfest em Itapiranga realiza-se próximo da divisa com a Argentina. 

Fonte: Tatiana Dornelles / Diário do Sul e Santur/SC
Foto: Eraldo Schnaider

Nenhum comentário:

Postar um comentário