segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Santa Catarina | Viagens internacionais são as mais atrativas

Preparar as malas, pegar o avião e seguir destino mundo afora é uma das coisas mais prazerosas para algumas pessoas. Afinal, quem não gosta de aprender novas culturas, conhecer outras pessoas e falar outras línguas?

Mesmo com a alta do dólar, muitos brasileiros optam por passar as férias ou alguns dias em outros países. E a procura por viagens internacionais é grande, mesmo com a queda de quase 30% no volume de vendas em comparação a 2011. Inglaterra, Espanha, Portugal, França e Itália são os países mais procurados na Europa. Na América do Norte, os Estados Unidos lideram a lista.



Em comparação com os valores praticados em viagens nacionais, as com destino para outros países acabam sendo mais atrativas, justamente pelos preços parecidos ou mais baixos. "Muitas vezes é mais barato viajar para fora do país, pois o preço é igual ou menor do que uma viagem nacional. Um aspecto dificultador no início deste ano foi a alta do dólar, o que acarretou uma freada na procura por viagens para outros países. Mas, ainda assim, as pessoas comparam com pacotes nacionais e acham mais barato viajar para o exterior", explica Kaio André Fernandes, sócio-proprietário da Fekatur Viagens, em Tubarão.

A cada dez pessoas que procuram a agência, sete viajarão pela primeira vez. "Quando alguém vai viajar pela primeira vez, procura as agências por oferecer mais segurança, para ficar mais à vontade e ser melhor assessorado. Afinal, quer que tudo dê certo. E as agências têm outros canais que facilitam e oferecem mais conforto", ressalta.

Os destinos internacionais são mais procurados por pessoas da classe A, mas devido às facilidades de pagamento e preços acessíveis as das classes B e C também têm viajado bastante. "O público das classes B e C viaja muito para os Estados Unidos, mais especificamente para Nova Iorque e Miami. Além disso, sempre tem pacotes para a Disney, em Orlando, mas o público é mais adolescente. Já a classe A procura destinos exóticos, como Dubai, nos Emirados Árabes, Nova Zelândia, Austrália e África do Sul. Estas pessoas geralmente já foram para todos os outros lugares e querem conhecer destinos diferentes".

Dicas válidas para quem vai viajar pela primeira vez ao exterior
A primeira viagem para o exterior é uma experiência única e inesquecível. Até quem já visitou dezenas de países lembra-se da primeira vez em que pisou em solo estrangeiro, mesmo que tenha sido em países vizinhos e culturalmente próximos do Brasil, como o Uruguai ou a Argentina.
Na verdade, o simples fato de estar em um país onde se fala outra língua já é algo novo. É impossível não dar um friozinho na barriga. Conviver com outros povos, conhecer lugares completamente diferentes de tudo o que já viu, estar em meio a novas paisagens – e até mesmo experimentar a culinária de outros países –, além de enriquecer culturalmente, é muito divertido. Não é por outra razão que quase todo mundo quer aproveitar as férias viajando.
Por isso, antes de curtir a primeira "aventura" internacional, vale a pena considerar algumas dicas. É imprescindível certificar-se de que o passaporte e os vistos necessários encontram-se válidos. Além disso, por medida de segurança, faça uma fotocópia de ambos e guarde-as separadamente dos originais. Isto facilitará a obtenção de novos documentos, caso venha a perdê-los.
Vale, ainda, pesquisar passagens com antecedência. Quem compra pelo menos três meses antes do embarque economiza até 20%. Já no quesito hospedagem, além dos hotéis comuns, há opções mais em conta, como os hostels (para quem não se importa em dividir o quarto e não busca muito conforto) e também aluguel de apartamentos. Em todo caso, é importante buscar referências.
Outro item que merece atenção é o dinheiro. Evite carregar notas de valores altos e procure levar um ou mais cartões de crédito internacionais. É recomendável levar mais de uma opção de forma de pagamento. Cheques de viagem são boas opções.


Fonte: Tatiana Dornelles / Diário do Sul
Foto: Lougans Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário